Acabar com uma sequência de maus resultados, essa era a missão do Vasco em São Januário, para espantar qualquer crise que poderia se instalar na Colina. O clube de São Januário vinha de 6 jogos sem vitórias e uma quantidade de empates grande no brasileirão. Ao Santos, caberia a missão de vencer a partida e continuar de olho nas primeiras posições e ainda sonhar com o título, e assim, a Tríplice Coroa (Estadual, Copa do Brasil e Brasileiro). Estes eram os ingredientes do jogo.
Com a bola rolando o que se viu foram duas equipes bem posicionadas em campo, o Santos começou atacando mais, com boas chegadas pelas laterais, principalmente pelo lado esquerdo, Alex Sandro e Neymar eram os articuladores naquele lado do campo, Neymar mesmo muito marcado por Jumar conseguia boas saídas pelo lado do campo. O Vasco ainda se organizava em campo por conta de seus desfalques, principalmente no setor defensivo, tinha como opção as saídas em contra-ataque com o velocista Éder Luís, Zé Roberto e Fágner.
![]() |
| Fonte: vasco.com.br |
Após boa jogada pela direita, boa tabela entre Éder Luís e Fágner, o lateral-direito cruzmaltino recebeu bom passe e finalizou de primeira, golaço. O Vasco abria o placar aos 30 minutos e começava a dominar o Santos que tinha seu meio-campo muito desorganizado.
Daí para o Vasco ampliar foi questão de tempo. Mais uma boa triangulação do ataque vascaíno, e Felipe deu bom passe para Rafael Coelho que foi derrubado pelo goleiro Rafael, pênalti e cartão amarelo para o santista. Felipe cobrou, Rafael defendeu, a bola bateu na trave e voltou nos pés de Felipe, que desta vez não desperdiçou e aumentou o placar. Os pouco mais de 5 mil torcedores faziam barulho em São Januário.
E quase teve tempo para mais um. Zé Roberto puxou um contra-ataque, e acabou se atrapalhando na hora de finalizar. O primeiro tempo acabava em Vasco 2 x 0 Santos.
Na volta do intervalo a postura do Santos era outra. O time da baixada santista partiu pra cima do Vasco, pressionava e marcava a saída de bola, mas não levava perigo, o Vasco acuado só defendia e tentava explorar os contra-ataques que já não encaixavam. Aos 10 minutos da etapa final, Titi falhou e deixou a bola com Arouca, o volante santista serviu Danilo que descontou para o Peixe.
Após perder domínio do meio-campo e ver seu time pressionado, PC Gusmão mexeu no time, colocou Jhonatan no lugar de Rafael Coelho e Rômulo no lugar de Fellipe Bastos para dar mais poder de marcação ao time e velocidade nas saídas ao ataque. Parecia não funcionar e Neymar a essas horas, sofria seguidas faltas que eram desperdiçadas pelo time do Santos. Aos 31 minutos Jumar que tinha levado amarelo minutos antes, parou Neymar novamente com falta e foi expulso.
A essa altura, o mais confiante dos vascaínos ficou apreensivo. O Vasco entregaria mais uma vez o empate ao adversário? O Santos foi de vez pra cima e o time cruzmaltino se defendia na raça e fazia a torcida, que nos outros jogos ficava calada, apoiar, os vascaínos vibravam na arquibancada. Allan entrou no lugar do já cansado Felipe, para recompor o meio-campo defensivo, e Fagner ótimo apoiador até então, se transformara na sombra de Neymar.
![]() |
| Fonte: vasco.com.br |
O Santos teve ótimas oportunidades de bola parada, desperdiçadas por Neymar e Marquinhos. Aos 43 do Neymar entrou na área e tocou por cima de Fernando Prass, o goleiro do Vasco conseguiu o desvio. Logo em seguida, Danilo arriscou da entrada da área e Fernando Prass salva novamente. Aos 50 minutos, erro na saída de bola do Santos e Éder Luís parte com a bola do meio-campo, passa por 3 marcadores e toca na saída do goleiro Rafael, golaço do melhor jogador do Vasco no jogo. Jogadores e torcida comemoram a vitória suada. Fim de jogo em São Januário, Vasco 3 x 1 Santos.
O Vasco respira um pouco no campeonato e esquece um pouco o temido Z-4. O Gigante da Colina agora soma 33 pontos e ocupa a 12ª colocação e um jogo a menos. O Santos fica um pouco distante do pelotão da frente do campeonato e as chances de títulos são bastante remotas. O Alvinegro praiano permanece em 6º com 38 pontos e assim como o Vasco, tem um jogo a menos.


Nenhum comentário:
Postar um comentário